Livros, livros, livros

Hoje decidi raptar este selo com questionário do blog da Ana, porque adoro falar sobre livros e também adoro listas e isto tem assim aspecto de lista (e porque não tenho mais nada para fazer). Sintam-se convidados para responder também se assim quiserem.

 

Este é um blog bom para ler

 

 -> Qual o livro que está lendo ou qual o último que leu?
Estou a ler o The Hunchback of Notre-Dame de Victor Hugo. Até agora não posso dar a minha opinião porque ainda vou no princípio e a história não se desenvolveu.

 

-> Qual é o seu livro preferido?
Jane Eyre de Charlotte Brontë. Adoro a história, adoro as personagens, adoro o final.

E o Monte dos Vendavais de Emily Brontë também é lindo. É difícil decidir-me entre os dois, depende do estado de espírito (mas normalmente o preferido é o Jane Eyre)

 

-> Autor, capa, recomendação ou sinopse?
Normalmente leio um livro por recomendação - o que muitas vezes significa ter lido nos vossos blogs uma opinião favorável. Não costumo ler as sinopses, quando sei de um livro que talvez me interesse anoto mentalmente ou no bloco e depois leio o resumo da história na wikipédia. Assim de repente nunca comprei um livro por gostar da capa - mas comprei o Persuasão (de Jane Austen) em português em vez de inglês (que era muito mais barato) por ter adorado a capa e o tipo e cor de letra do título.

 

-> Um livro que não consegue terminar de ler.
Senhor dos Anéis. Nem passei da página 11 ou 12.

 

-> Aquele que não sai da sua cabeceira.
Na minha mesinha de cabeceira tenho os do Diário da Princesa e às vezes os da Mediadora (todos da Meg Cabot).

 

-> Escritor preferido.
São muitos... Juliet Marillier, Jostein Gaarder, Agatha Christie, Ursula K. Le Guin, por exemplo.

 

-> Eu recomendo:
Os livros que falei ali em cima nos favoritos e qualquer livro dos autores que já referi. Para além desses recomendo A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo de Carlos Ruiz Zafón, A Menina das Estrelas de Jerry Spinelli e Wenny has Wings de Janet Lee Carey (este fez-me chorar).

 

-> Não recomendo:
Seguindo o exemplo do que a Ana disse no blog dela, talvez seja presunçoso eu dizer-vos o que vocês não deviam ler, mas nesse caso também seria presunçoso da minha parte dizer-vos o que deviam ler e talvez ainda seja mais presunçoso achar que vocês estão a ler isto que estou a escrever. Bem, vou pôr os devaneios de parte e prosseguir.

Regra geral gosto sempre de todos os livros, mesmo quando até vejo algumas falhas ou quando a história não me atrai minimamente. A primeira excepção foi quando li o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado no 8º ano para a disciplina de Português e contudo, actualmente sou capaz de citar de cabeça algumas passagens do livro que me marcaram de alguma forma. A segunda excepção foi o primeiro livro da Gossip Girl - embora tenha achado o conceito engraçado detestei as personagens e tudo o que faziam e diziam. A minha impressão do livro foi tão má que nunca quis ver a série apesar de toda a gente adorar.

 

-> E eu passo este selo para:
Quem quiser responder. Sintam-se à vontade para o raptarem.

 

 


As aulas já começaram por aqui. Turma nova, professores novos, disciplinas novas... até agora está a ser tudo óptimo. Quer dizer, agora que releio a frase tenho de corrigir que são só 2 disciplinas novas (em 6 que tenho), 5 professores novos (em 6) e umas 10 pessoas que não eram da turma antiga.

Babs às 15:33
sinto-me: