Parabéns, Darwin!

Como estudante da área de Ciências não podia deixar de vir aqui falar-vos do bicentenário do nascimento de Charles Darwin.

 

 

Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809 em Inglaterra, numa família rica.

Ingressou em Medicina, mas desistiu dois anos depois. Após se formar em Direito na Universidade de Cambridge, um professor incentivou-o a dar mais atenção ao seu interesse pela ciência, pelo que, aos 22 anos, partiu numa viagem no navio Beagle com o intuito de dar uma volta ao mundo.

Foi ao chegar à ilha dos Galápagos que se ocupou a descobrir semelhanças e também diferenças entre as diversas espécies que lá existiam. E foi este estudo que o levou a formular a sua teoria da evolução das espécies - que foi inovadora em comparação com as teorias segundo as quais as espécies nunca se alteravam.

 

 

Quem não se inspiraria com esta paisagem dos Galápagos?

 

As suas ideias tiveram grande importância, e saliento a selecção natural e a sobrevivência do mais apto.

 

Acho que mesmo quem não tenha muito interesse nas ciências, percebe a importância que Darwin teve na nossa compreensão do que se encontra ao nosso redor.

 

Quem estiver interessado em mais saber mais sobre as ideias de Darwin, aconselho o Ciclo de Conferências: a evolução de Darwin, na Gulbenkian, com entrada livre. As conferências vão ser também transmitidas numa página para esse efeito.

 

"Foi como confessar um assassinato." - Charles Darwin em relação à exposição da Teoria da Evolução. 

 

Parabéns, Darwin!

 

Nota sem interesse: Darwin é do meu signo! Darwin é do meu signo!

Babs às 21:07