Manuais de Estudo

No início de cada ano gosto de folhear os novos manuais escolares. Quando me dedicava a esta rotina no 9º ano, reparei que algo estava diferente mas não percebi do que se tratava. Vasculhei os livros e finalmente acabei por descobrir: nos exercícios, os "identifica", "escreve" e "explica" tinha sido trocados por "identifique", "escreva" e "explique", respectivamente.

Não percebi o motivo desta mudança de tratamento visto que não tinha mudado de nível de ensino - continuava no 3º Ciclo do Ensino Básico.

Ontem voltei a relembrar a minha tristeza quando numa das (muitas) pausas no estudo fui comprar o livro de preparação para o exame nacional de Biologia e Geologia da Texto Editores.

Embora a capa seja horrível, o interior é muito atractivo. Cada tema tem um título com uma cor diferente, o tipo de letra dos títulos é engraçado, os textos são sempre acompanhados por imagens coloridas e, ao contrário do que acontece com os manuais de preparação da Porto Editora, não encontrei nada escrito em folhas cor-de-laranja.

Ao longo das páginas, os autores parecem estar a "conversar" comigo: comparam a Terra a "um enorme berlinde azul" e dizem a frase da praxe sobre a Terra ser o único planeta onde se conhece vida - sempre na esperança de vir a alterar esta frase em edições futuras. Na página 11 dão mesmo uma lista de conselhos para a realização do exame.

No meio de toda esta cor e confiança dos autores em me tratarem como uma amiga esperava que não me pedissem "calcule", "explique" e "justifique". Nem na última página mostram os seus desejos que tenham sido úteis e que o exame me corra da melhor maneira.

 

Agora vou tentar esquecer estes devaneios e concentrar-me no conteúdo do livro.

 


 

Para aqueles que têm exames ou nem por isso, façam uma pausa no estudo para visitar o blog da minha amiga e colega Joana onde ela mostra os colares, pulseiras e demais acessórios que faz -  sim, aquele género de coisas que as desajeitadas como eu não se atrevem a fazer.

Babs às 14:37
sinto-me: