Maçã

Numa série que via há uns anos a protagonista disse que a maneira mais eficaz de evocar memórias é através do olfacto. Aquilo deixou-me pensativa porque o meu olfacto é muito (mas mesmo muito) pouco apurado. Tenho até ideia que durante alguns períodos nem consegui sentir nenhum cheiro.

Habituei-me à situação, normalmente não é algo em que pense muito. Mas hoje levei o meu gel desinfectante super-fashion para escola que tem bolinhas coloridas e pequeninas que se desfazem, uma tampa verde alface e para além disso um perfume muito forte a maçã.

Ao início é uma mistura entre maçã e alcool que não é muito agradável mas passados alguns segundos, fica apenas o odor a maçã.

E hoje na aula de matemática enquanto brincava à desinfecção de mãos fiz a associação de ideias. O cheiro era igual ao que pairava no ar depois das aulas de natação que a minha turma tinha no 4º ano, talvez pelo champô de maçã que estava muito na moda porque não ardia nos olhos. Lembrei-me de me armar em sabichona na piscina, de sair de lá com cabelo molhado e despenteado sempre satisfeita porque a minha mãe, na natação que eu praticava sem ser com a escola, me obrigava a secar o cabelo até à última gotinha de água. Lembro-me de sair do edíficio rodeada por colegas, a rir-me por transgredir aquela regra sem ninguém saber. Como se por não secar o cabelo pudesse fazer tudo aquilo que quisesse. Era a minha pseudo-independencia.

E depois íamos todos felizes mas esfomeados e zonzos para a carrinha que a Câmara tinha disponibilizado, que era pequena - nós também éramos só 12 ou 13 miúdos mais uma professora - e de eu correr até aos bancos de trás porque o caminho era aos solavancos e daquele lugar podia saltar mais a cada solavanco que a carrinha dava. A turma ria-se ao ver-me ser projectada e eu ria-me também, de gorro posto em cima de cabelo molhado, a cada salto.

Senti um pouco de saudades. Talvez daqui a uns 10 anos esteja num emprego a esfregar as mãos com gel desinfectante com cheiro a maçã e me lembre da ida à natação na primária mas também de desinfectar as maõs em Matemática enquanto não sabia o que responder nos exercícios e de ter experimentado o gel na aula prática de Biologia juntamente com a Joana e de tentarmos apanhar as bolinhas coloridas que estão misturadas no frasco.

 

 


Disclaimer 1: Eu saltitava mas usava cinto na carrinha, ok?

Disclaimer 2: Nenhuma intenção de publicitar o tal gel. Mas a sério, tem uma embalagem mesmo gira e bolinhas às cores.

Babs às 22:18
sinto-me: