Planos

Desde que me lembro que tenho a mania dos planos. Eu chamo-lhes planos porque assim lhes comecei a chamar aos 8 anos mas talvez projectos se adeque mais.

Sempre fui o género de pessoa que tem assinalados no calendário, na agenda e na cabecinha as datas importantes e que vive a planeá-las, a fazer contagem decrescente.

Para além de as planear, imagino-as com tudo o que desejo que aconteça, encho-as de coisas que sei que, em princípio, não vão acontecer. Quando o que desejo não se concretiza totalmente, a desilusão não é muito grande porque quando recordo acabo por misturar o que aconteceu e um pouco do que não aconteceu.

Tenho sempre tudo planeadinho. A minha vida no futuro, o nº de filhos, o nome deles, a casa que quero. Só me falta o que quero fazer profissionalmente e para isso tenho pouco tempo para decidir. Tenho uma lista de tudo o que quero fazer em 2010. Tenho a lista das 101 coisas. Faço to-do lists quase todos os dias que chega a ser obsessivo.

Ao contrário do que me dizem, não acho que esta mania me limite. Orienta-me, ajuda-me, faz-me ter algo para desejar, uma tarefa para fazer. Sobretudo, fez-me melhorar uma certa capacidade para manipular, para arranjar maneira de realizar as minhas tarefas. O que me faz parecer uma espécie de bruxa má.

Lembro-me do que tinha planeado para os meus 16 anos quando tinha 10. Cheguei aos 16 e vi o quão longe estava de tudo isso. E curiosamente, não me importo minimamente com isso. Aos 16 consegui atingir tanta coisa, coisas que decerto parecem banais para vocês mas que eram objectivos que mantinha há muito tempo. Coisas que queria desde os 8, 12, 14 anos.

Aprendi a fazer mais do que tentar chamar por elas em pensamentos. Aprendi a não deixá-las fugir. Aprendi também a contentar-me um pouco com a sorte.

Acho que podia morrer agora antes de descobrir que este castelo de coisas alcançadas é feito de areia. Mas ainda tenho tanto para fazer.

 


E agora, sintam-se à vontade para sair deste blog e correr até este.

Babs às 23:58
música: Taylor Swift - Breathless